Konichiwa Doushka-san, hoje iremos falar dos variadíssimos modelos de cor que os sistemas gráficos usam, focando em 4 em especifico: RGB, CMYK, HSV e YUV.
Primeiramente temos de definir que existem dois tipos modelos de cor: o modelo aditivo e subtrativo. Num modelo aditivo a mistura das cores primárias indicam a presença da luz ou a cor branca. Num modelo subtrativo a mistura de cores cria uma cor mais escura como podem ver em baixo:
RGB (Red, Green, Blue)
O modelo RGB é um modelo aditivo que permite exibir imagens de cor em monitor. Este descreve as cores como uma combinação das três cores primárias (que não resultam da soma de outras cores): Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue).
Qualquer cor no sistema digital é representada por um conjunto de valores numéricos, sendo que, cada uma das cores do modelo RGB pode ser representada por um dos seguintes valores: decimal de 0 a 1, inteiro de 0 a 255, percentagem de 0% a 100% e hexadecimal de 00 a FF.
Exemplos em valor decimal e inteiro de cores primarias e secundarias ou complementares (que resultam da soma das cores primarias):
A resolução caracteriza também o nível de detalhe e o espaço de armazenamento.
CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e black)
O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta (black). O modelo CMY é um modelo subtrativo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias de impressão ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow).
O modelo CMY baseia-se na forma como a Natureza cria as suas cores quando reflete parte do espectro de luz e absorve outros, isto permite que este modelo seja utilizado em impressoras, fotocopiadoras, pintura
e fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objetos
Quanto ao uso deste modelo na impressão em papel, este emprega as
cores do modelo CMY e a tinta preta (k) para realçar melhor os tons de preto e de cinza.
HSV (Hue, Saturation, Value)
O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor.
Do ponto de vista do um artista plástico, é mais fácil manusear as
cores em função de tons e sombras do que apenas como
combinações de vermelho, verde e azul, o que revela que este modelo é mais intuitivo de utilizar que o modelo RGB.
O modelo YUV é um modelo que ao contrario de outros, guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V= red - Y).
Devido a esta característica, o modelo YUV permite representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessário noutro modelo. Isto representa também uma melhor compressão de dados em relação a estes.
Este modelo é adequado para televisões a cores e para sinais de vídeo, porque permite
enviar a informação da cor separada da informação de luminância. Assim, os
sinais de televisão a preto e branco, de televisão a cores e de vídeo em geral são facilmente
separados.
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Primeiramente temos de definir que existem dois tipos modelos de cor: o modelo aditivo e subtrativo. Num modelo aditivo a mistura das cores primárias indicam a presença da luz ou a cor branca. Num modelo subtrativo a mistura de cores cria uma cor mais escura como podem ver em baixo:
RGB (Red, Green, Blue)
O modelo RGB é um modelo aditivo que permite exibir imagens de cor em monitor. Este descreve as cores como uma combinação das três cores primárias (que não resultam da soma de outras cores): Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue).
Qualquer cor no sistema digital é representada por um conjunto de valores numéricos, sendo que, cada uma das cores do modelo RGB pode ser representada por um dos seguintes valores: decimal de 0 a 1, inteiro de 0 a 255, percentagem de 0% a 100% e hexadecimal de 00 a FF.
Exemplos em valor decimal e inteiro de cores primarias e secundarias ou complementares (que resultam da soma das cores primarias):
- Vermelho→ (1,0,0) ou (255,0,0)
- Verde→(0,1,0) ou (0,255,0)
- Azul→(0,0,1) ou (0,0,255)
- Amarelo→(1,1,0) ou (255,255,0)
Branco→(1,1,1) ou (255,255,255)
A resolução caracteriza também o nível de detalhe e o espaço de armazenamento.
CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e black)
A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel, sendo assim utilizado na impressão.
e fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objetos
absorvem certas cores e refletem outras.
cores do modelo CMY e a tinta preta (k) para realçar melhor os tons de preto e de cinza.
HSV (Hue, Saturation, Value)
O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor.
O modelo HSV baseia-se na perceção humana da cor do ponto de
vista dos artistas plásticos. Isto é, os artistas plásticos para obterem as várias cores das suas pinturas combinam a tonalidade com elementos debrilho e saturação.
Do ponto de vista do um artista plástico, é mais fácil manusear as
cores em função de tons e sombras do que apenas como
combinações de vermelho, verde e azul, o que revela que este modelo é mais intuitivo de utilizar que o modelo RGB.
Quanto as suas grandezas:
- A tonalidade trata-se da cor pura com saturação e luminosidade máximas e é exprimida num valor angular de 0 a 360 graus
- A saturação indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, ou seja, se se trata de uma cor esbatida (cinzenta) ou forte (pura), sendo esta exprimida num valor percentual entre 0 e 100%
- O valor traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, isto é, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém. Assim, esta grandeza indica a
quantidade de preto associado à cor e é exprimida num valor percentual entre 0 e 100% tal como a saturação.
O modelo YUV é um modelo que ao contrario de outros, guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V= red - Y).
Devido a esta característica, o modelo YUV permite representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessário noutro modelo. Isto representa também uma melhor compressão de dados em relação a estes.
Este modelo é adequado para televisões a cores e para sinais de vídeo, porque permite
enviar a informação da cor separada da informação de luminância. Assim, os
sinais de televisão a preto e branco, de televisão a cores e de vídeo em geral são facilmente
separados.
Concluímos o nosso post com a nossa despedida do costume e agradecemos-te por o teres lido! Esperamos que te tenhamos ensinado alguma coisa sobre os vários modelos de cor e que te tenhas tornado um pouco mais proficiente neste tópico. De qualquer forma não te esqueças que existem mais modelos para além destes e que os que nós escrevemos sobre são os mais utilizados.
Até á próxima e daqui são Os Weebs do Canto signing out!
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