Fontes e le loro Famiglie

Mochi Mochi Dokusha-san, é bom ver-te mais uma vez.
Hoje iremos falar sobre fontes (conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos que são armazenados em ficheiros de fontes), e um pouco sobre uma das nossas fontes favoritas, a Times New Roman.

Todas as fontes são identificadas por nomes e classificadas conforme a família a que pertencem. Designa-se por família um agrupamento de caracteres cujos traços são semelhantes, isto é, com características e detalhes idênticos que se repetem por todos eles. Na imagem ao lado podem ver um exemplo de tal, mais especificamente, a família Arial.

Para além disso, temos de estabelecer que a classificação dos tipos em serifa (ex: Bodoni, Caslon e Garamond) e não-serifa (ex: Arial, Franklin e Gill Sans) é considerado o principal sistema de diferenciação de fontes.
As serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das extremidades das letras, como podes notar na 2º imagem do lado direito.


As fontes podem também ser subdivididas e categorizadas como bitmapped e escaladas. Enquanto que as bitmapped (ex: Courier, MS Sans Serif e Small) são mapas de pixéis que não se modificam mesmo mudada a escala, as escaladas (ex: Baramond,
Bitstream Vera Sans Mono, Bookshelf Symbol 7) são compreendidas por pontos que se interligam através de linhas e que se modificam conforme equações matemáticas conforme a escala da letra. As fontes escaladas ainda se dividem em  Type 1, TrueType e OpenType


O Times New Roman é uma fonte da família Times New Roman classificada como serifa transacional que recebeu o seu nome devido ao Times of London, jornal britânico. Em 1929, o Times contratou o tipógrafo Stanley Morison para criar uma nova fonte de texto.
Morison liderou o projeto, supervisionando Victor Lardent, que desenhou as letras. Por ser usada num jornal diário, a nova fonte tornou-se de tal forma popular que até nos dias de hoje se usa.
Para além do Times New Roman Regular que usamos existem também outros 15 tipos de fontes que constituem a sua família (isto aquando da criação deste post pois mais podem ter sido criadas):



Concluímos assim o nosso post. Mais uma vez agradecemos-te por o leres e esperamos que te tenha sido útil! Daqui é são Os Weebs do Cantos signing out!


Comentários