RV vs RA: Qual a diferença?

Konichiwa visitante, como deves saber nos dias de hoje vivemos rodeados de tecnologia que nos permite experienciar a nossa realidade de uma maneira completamente nova.
Dois conceitos que têm a capacidade de nos proporcionar essa experiência são a realidade aumentada e realidade virtual. Mas qual é a diferença?
É a essa pergunta que nós pretendemos responder hoje, tendo as esperanças que no final tu, como o leitor, consigas distinguir estes dois conceitos e entender as suas funcionalidades.




  • Realidade Virtual (RV):

A Realidade Virtual é caracterizada pela capacidade de transportar o utilizador para um ambiente simulado completamente diferente, através de múltiplos mediadores. Esta é uma experiência imersiva de interatividade elevada, ou seja, o utilizador fica completamente focado numa nova realidade perdendo noção dos seus arredores, sendo que se pode dizer que o utilizador esta inserido num novo ambiente.

Para se poder experienciar esta nova realidade torna se necessário a utilização de múltiplos equipamentos, sendo o mais importante o Head-Mounted Display (HMD), mais conhecido por Headset, que é um ecrã usado na cabeça ao nível dos olhos. O HMD tipicamente tapa a visão das redondezas para ajudar na imersão.

Para além do HMD utilizam-se outros equipamentos com a capacidade de tornar possível a interação e manipulação dessa nova realidade, como por exemplo o Motion controller, Data gloves, entre outros.




No entanto não podemos excluir outros equipamentos de visualização como o BOOM, Crystal Eye e o CAVE.

As aplicações da RV são muitas mas temos que sublinhar que a sua aplicação mais abrangente é o entretenimento. Marcas como a Oculos ou a Vive remodelaram a tecnologia de muitas maneiras e não só criaram um grande mercado como também lhe deram a capa moderna que a caracteriza hoje em dia. Qual Gamer de momento não ouviu falar de Beat Saber ou Pavlov VR? E qual outro não anseia o dia de ter um Playstation VR para jogar com os seus amigos? Sim, existem outras aplicações para VR mas é inegável o hit que esta foi no entretenimento nestes últimos anos.

Temos também que referir que a realidade virtual se tem tornado muito mais acessível a todas as classes socias devido a utilização do smartphone como motor gráfico do HMD, o que reduz em larga escala o seu custo de produção. O vídeo seguinte apresentará um destes modelos: 



  •  Realidade Aumentada (RA): 
Ao contrario da Realidade Virtual, a Realidade Aumentada é um tipo de tecnologia com uma menor capacidade de imersão. Esta não consegue transportar o utilizador para um novo ambiente simulado com o qual interage, mas consegue e têm como objetivo integrar novos elementos ou informações virtuais na realidade na qual o utilizador já está inserido através de mediadores diferentes dos da RV. 

Assim, a RA é caracterizada como uma experiencia imersiva mas de interatividade média na qual o utilizador fica focado em novos elementos proporcionados pelo ambiente virtual mas não perde noção dos seus arredores.
Só é possível experienciar a RA com o uso de certos equipamentos muito mais acessíveis que os da RV. Na sua forma mais básica só são necessários apenas uma camera e sensores de movimento como giroscópio e acelerômetro para se disfrutar das vantagens da RA, sendo que até através de um smartphone ou um tablet base sem equipamentos adicionais se torna possível a sua visualização e manipulação.

Como deve ser óbvio existem também equipamentos mais complexos para uma melhor e mais eficiente utilização desta tecnologia como o Eyetap ou o Spatial Augmented Reality (SAR).





A realidade aumentada têm muitas aplicações tal como a VR, sendo que aquelas que mais se destacam são o entretenimento, comodidades do dia a dia e aplicações militares.
Existem múltiplos exemplos disto como o famoso jogo Pokémon Go, que faz um uso desta tecnologia para reproduzir os curiosos monstros da franquia ou os Vocaloids que se manifestam nos palcos dos seus concertos através destes mesmos meios e, quanto aos militares, podemos falar de algo tão simples como a interface do cockpit de um caça. Aqui estão algumas imagens ou(e) videos:





  •  Conclusão:
Para concluir, obrigado por teres lido o nosso blogpost, esperamos que te tenhamos ajudado a entender melhor as diferenças entre RV e RA e que no futuro as saibas distinguir de uma melhor forma! Foi um prazer fazer-te companhia, daqui são os Weebs do Canto signing out! UwU

  • Webgrafia:


227910 <3

Comentários